Partiu de um santa-mariense uma manifestação de contrariedade e de questionamento à carta do vice-presidente da República, Michel Temer, que enviou o documento, no final da tarde de segunda-feira, à presidente Dilma Rousseff em que aponta fatos reveladores da desconfiança que o governo possui em relação a ele e ao PMDB.
"Sei que a senhora não tem confiança em mim", diz Temer em carta a Dilma
Na tarde desta terça-feira, o deputado federal Paulo Pimenta (PT), que é líder do governo na Comissão de Orçamento do Congresso Nacional e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, escreveu uma carta aberta endereçada a Temer.
Confira a íntegra da carta de Michel Temer para Dilma Rousseff
Por telefone, Pimenta falou ao "Diário de Santa Maria" que escreveu a carta ao vice-presidente da República não com o intuito de afrontá-lo ou de provocar enfrentamento. Pelo contrário, assegura o parlamentar. O petista acredita que a situação que o atual cenário exige das figuras públicas é de coesão e união:
"Não é um rompimento. É uma DR", diz Eliseu Padilha sobre carta de Temer
Fiz essa manifestação pública para chamar a atenção do vice-presidente. E que ele tem de ter noção da importância da função pública que ele ocupa. Num momento em que o país está passando por uma crise, precisamos de união.
Ainda na carta, Pimenta mostrou-se surpreso à manifestação de Temer. O petista exalta a figura do vice-presidente, ao qual o chama de "republicano" e reconhece que o peemedebista teve sempre uma vida pública pautada pelos interesses nacionais. Após, um tom mais moderado e comedido, Pimenta ressalva:
(...) No entanto, tal carta permite a interpretação de que se constitui em tática política integrante de estratégia de rompimento da aliança político-institucional entre PT e PMDB. Relação essa que é forte elemento da coalisão que, nos últimos anos, promoveu significativas mudanças em nosso país, promovendo o desenvolvimento social e contribuindo sobremaneira para nossa democracia em consolidação (...) traz o trecho da carta.
O petista ainda escreve que, por mais que tenham ocorrido episódios que possam ter desagradado a Temer, o momento é de "ter grandeza e colocar-se acima desses fatos em respeito ao momento que estamos vivendo".
Confira, abaixo, a íntegra da carta escrita por Pimenta e endereçada a Temer:
Escrevo para falar de minha surpresa sobre sua carta dirigida a Excelentíssima Senhora Presidenta Dilma Rousseff, e tornada pública na noite de ontem (7), de uma forma ainda não compreendida.
Dirijo-me, de forma muito respeitosa e na esperança de que não se tenha despido o manto da institucionalidade e da reconhecida postura discreta e republicana de V. Exa., pecando, "ao trair sangue inocente".
Como Líder do Governo na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional sei da importância do papel que V. Exa. desempenhou, neste último ano, para que as relações fossem amplamente facilitadas na Câmar"